Comemoração dos 10 anos da Biblioteca Popular do Coque

RAF_7257

Este fim de semana, 8 e 9 de julho, foi de muita alegria, orgulho e festa na Rua Centenário do Sul, pois a Biblioteca Popular do Coque comemorou seus 10 anos na comunidade. Ao fazermos nossa retrospectiva percebemos o quanto já conquistamos muito, sempre com muita luta e a participação da comunidade para que tudo isso que construímos esteja firme e forte até hoje.

Nossa comemoração foi linda e emocionante. Começou no sábado com as contações de histórias de Nanda Melo e Cacau, que levaram e embalaram a todos com suas histórias e músicas. Nós, da Biblioteca Popular do Coque, agradecemos à parceria que as duas tiveram conosco, o sorriso das crianças após às histórias já é uma maneira de agradecer o carinho que vocês estiveram conosco.RAF_7144

No sábado à tarde foi a vez de reformar a fachada da biblioteca. Gleice, Manow e Net trouxeram seus traços para a nossa parede e revitalizaram-na. A pintura esse ano trouxe um desenho do nosso eterno Guega, que nos deixou no ano passado. Nosso anjinho está lá em cima nos protegendo e com certeza, quando os atabaques tocaram no domingo, ele pegou seu atabaque e começou a tocar do jeito que ele sempre fazia quando entrava na biblioteca.

O domingo foi dia de muita cultura, música e poesia. Fechamos nossa comemoração com um Sarau, em que o microfone era constantemente aberto para que todos pudessem recitar uma poesia. Ora alguém recitava uma de algum poeta, ora trazia suas próprias poesias para nos agraciar. Neste momento foi de extrema importância a participação dos Poetas do Coque, grupo de adolescentes e adultos que se juntaram em uma comunidade do Facebook para discutir e divulgar suas poesias. A partir de agora esses poetas estarão conosco na biblioteca para realizarmos toda a semana a “Noites poéticas”.

RAF_7224Contamos com a presença do De Leão, banda com músicas autorais, que contagiaram a rua com seus frevos, maracatus, cavalos marinhos, Coco e forró. Não tinha como ficar parado! Além deles veio o Maracatu Nação de Oxalá, organizado pelo Mestre Marcelo, que tem um trabalho lindo com as crianças do Coque, trazendo o batuque forte do Maracatu para dentro das escolas, pelas ruas da comunidade e todos os espaços culturais.

 

Só temos a agradecer a presença de todos, sem vocês nada disso aconteceria. Mesmo com São Pedro anunciando o tempo todo a chuva, a festa aconteceu do jeito que esperávamos: com muita cultura, poesia, musicalidade e a participação da comunidade para a realização de tudo.

 

Vida longa à Biblioteca 

RAF_7257RAF_7158

RAF_7227

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>